quarta-feira, setembro 01, 2010

Já fui importante... Agora não sei se serei...


Morreu num dia como o de hoje Kujō Yoritsune (九条 頼経, Kujō Yoritsune - 12 de Fevereiro de 1218 - 1 de Setembro de 1256) foi o quarto shogun do shogunat Kamakura do Japão; governou entre 1226 a 1244. O seu pai foi o kanpaku Kujō Michiie e a sua via era soberana do primeiro shogun Minamoto não Yoritomo.

Também era conhecido como Fujiwara não Yoritsune, pertencia à família Kujō, um dos cinco ramos do poderoso clã de Fujiwara.

Converteu-se em shogun aos sete anos de idade mas os regentes do shogunat Hōjō Yoshitoki e Hōjō Masako eram quem controlavam o shogun, numa tentativa de o converter num dirigente fantoche.

Sob a pressão do clã Hōjō, este teve de ceder a posição de shogun ao seu filho Kujō Yoritsugu, já que tinha demasiada idade para ser controlado. Depois converteu-se em monge budista.

Uma coisa maravilhosa da net: faz-nos procurar coisas das quais nunca ouvimos falar... E perguntam então vocês:

O que é um Shogun?
O termo shogun (将军, significa literalmente «Comandante do exército»), era uma patente militar e um título histórico concedido directamente pelo Imperador.

E o que é o Shogunat Kamakura?
Ao longo da história do Japão existiram três shogunatse, o primeiro estabeleceu-se o 1192 por Minamoto não Yoritomo, conhecido como shogunat Kamakura. Esta governação só foi controlada por três membros do clã Minamoto, já que o poder foi usurpado pelo clã Hōjō, que sob o título de regente nomeavam shoguns fantoches.

E o que é um budista?
Ui, isso era uma conversa que demoraria muito, mas muito mais tempo do que uma simples descrição.

Sem comentários: