quarta-feira, agosto 25, 2010

Já fui importante... Agora não sei se serei...




Faz hoje precisamente 9 anos que morreu a cantora Aaliyah. Não costumamos aqui no She dar "noticia" de mortes tão recentes mas, há 9 anos eu fui muito feliz e, gostava de ouvir esta cantora de R&B. Acima de tudo, adorava a sonoridade e a mensagem da musica que aqui vos deixo.


Aaliyah foi precoce em tudo: com apenas quinze anos já tinha lançado o seu primeiro álbum, muito apropriadamente chamado Age Ain't Nothing But a Number (1994), e dois singles com considerável êxito (ambos no Top 10 norte-americano): Back and Forth e At Your Best (You Are Love), este último um cover dos Isley Brothers. O seu álbum de estreia tranformou-se num disco multi-platina e a cantora iniciou uma tourné que passou, para além dos EUA, pela Europa, Japão e África do Sul. Mas no final desse ano, a imprensa estava mais interessada na controvérsia gerada com o seu casamento (dada a sua tenra idade) com o seu produtor R. Kelly (com 27 anos).

Em 1996, surge o segundo álbum One in a Million, tendo colaborações na produção de estrelas em ascendência, como Timbaland e Missy "Misdemeneanor" Elliot. O disco vende dois milhões de cópias. Com canções como One in a Million e If Your Girl Only Knew que atinge o topo da Billboard Hot 100 R&B, aparições em videoclipes de artistas já consagrados como The Notoriuos B.I.G, Aaliyah apontava a direcção a seguir pelo hip-hop minimalista do final dos anos 90. Mais um sucesso.

No final da década, irrompeu na indústria cinematográfica, com o filme Romeo Must Die (2000), de Andrzej Bartkowiak com Jet Li, em que interpretava a personagem Trish O'Day. Interpretou ainda a diabólica Queen Akasha no filme Queen of the Damned (somente lançado em 2002), baseado no livro homónimo de Anne Rice, e assinou um contrato para aparecer nas duas sequências de The Matrix, que obviamente, não chegou a concretizar.

Um mês depois da saída do seu terceiro álbum, simplesmente intitulado Aaliyah (2001), faleceu num acidente de avião privado, ao retornar da filmagem do vídeo Rock the Boat nas Bahamas.

Sem comentários: