terça-feira, agosto 03, 2010

Arquitectura, Design, Arte...




A Expo 2010 em Xangai já abriu as portas faz tempo. A metrópole chinesa espera cerca de 70 milhões de visitantes àquela que vai ser a primeira exposição mundial "verde" da história da Expo.

Um dos edifícios mais interessantes é o Edificio do Povo: As imagens em cima, mostram o projecto deste edifício, que se pode considerar uma obra Fantástica!


Dois corpos arqueados emergem (um do solo, outro da água) em direcção ao céu, unindo-se no topo e fundindo-se num monumental edifício único de formas arrojadas, semelhante a um tubo de aço perfurado e dobrado por uma força imensa.


O seu perfil tem a configuração de um dos caracteres do alfabeto chinês, o qual significa “pessoas”.

O Edifício do Povo (nome de código: REN) é um projecto de um colectivo de arquitectos e designers dinamarquês intitulado
BIG (Bjarke Ingels Group).

A forma peculiar deste edifício não é gratuita e comporta, na perspectiva da filosofia oriental, um simbolismo que vai para além da semelhança com o sinal caligráfico com o qual se identifica.
Assim, o corpo que emerge da água é dedicado a actividades de cultura física, desportos, etc., enquanto que o corpo emergente da terra tem como destino actividades de “enriquecimento espiritual”, onde funcionará um centro de conferências e muitas outras actividades intelectuais.
A partir do ponto de encontro destes dois corpos, onde o edifício se torna um só, ficará instalado um hotel com uma capacidade de 1.000 alojamentos.

2 comentários:

Luana disse...

em obras importantíssimas!
_Um beijo querida amiga.

Me Hate disse...

Este é um dos edificios de Xangai, no outro dia, estava com tempo e, dado que dinheiro não abunda, em vez de perder tempo com disparates pensei: "Hum podemos fazer uma viagem virtual à expo de Xangai!"

Vai daí andei a pesqueisar os vários edificios que por lá foram sendo cosntruídos e para além deste, o da própria China e até o de Portugal estam fantásticos... a tecnologia (da Siemens) por detrás de cada um dava mais um post... Muito bom mesmo.

Beijo e obrigada, como sempre. ;)