sábado, junho 19, 2010

Linha Imaginária IV


Equador é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro, sendo também, perpendicular ao eixo de rotação.

Devido à oscilação do eixo de rotação, a posição do equador não é rigorosamente constante, razão pela qual é adoptada, para efeitos geodésicos, uma posição média.

O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Polo Norte, e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Polo Sul.

O raio do equador é cerca de 6 378 km, a que corresponde um perímetro de 40 075 km.

Conheço pessoas com muitas oscilações: de humor, de carácter.... Conheço outras que se sentem sempre divididas... Conheço até pessoas perpendiculares devido, possivelmente, ao Equador e ao calor que por lá faz.

Não conheço porém, ninguém que tenha "saído dos eixos" e para lá tenha voltado.

Uma chatice, nunca vem só. Um Equador também não!

10 comentários:

Fatima disse...

Feliz aniversário.

Bjs

Luana disse...

Saindo dos eixos, em um tempo que já não mede sequer um movimento.
Se houvesse esse equilíbrio?LOLOL

Beijo

Luana

Me Hate disse...

Fátima, many thanks... e eu a ver se isto passava despercebido! Apanhada! ;)

Beijo imenso e que aquele abraço não demore mais uma exposição que, nos dias que - lietralmente - correm, parece ser o único sitio onde nos vamos encontrando...

Me Hate disse...

Luana, ele existe... ele anda aí! Agora, garanto uma coisa, não duas: não grátis nem cai do céu! Há que procurar, trabalhar, para o encontrar, como tudo o que é bom, é díficil. ;)

Fatima disse...

Talvez nos encontremos nos arraiais aqui da zona, quem sabe....

Bjs

Me Hate disse...

Ha, ha, ha... De fecto! Se o S. Antonio já acabou, talvez continue a haver sardinha nas festas de outro tipo de Navegantes... ;)

Paula C. disse...

Pois que ando a tirar imensos ensinamentos por aqui.... Agora a menina anda numa latitudes e linhas imaginárias... Ainda assim, no final acabo sempre a rir:)
Beijocas

Me Hate disse...

Ora, menos mal!!!!!!

Entre o imaginário e as linhas (com que nos cozemos) que normalmente está a verdade... o para o caso, a génese... do riso!!!!!

Beijo!

mor disse...

Sair dos eixos de vez em quando é bom. Também é bom alternar do hemisfério norte para o sul, digo eu... Evitam-se hábitos e conformismos e é sempre bom conhecer outras latitudes.
Parabéns me hate, não sei bem por quê mas percebo que já chego atrasada!!!
Até breve.

Me Hate disse...

Mor, mais um ano e, desta feita, um pouco mais de sabedoria ao contrário do que tem sucedido... Quanto ao resto: "saí dos eixos" demasiadas vezes, por razões, hoje avalio, tolas e por pessoas ainda mais tolas... portanto, se "conseguir entrar num eixo que seja" a coisa já não vai mal... ;)

Quanto a mudar de latitudes e até, longitudes não podia estar mais de acordo, quero ver se a próxima "mudança" se dá ali para a zona de Marrocos... um dia, espero que seja mais perto de ti e, que nos possamos encontrar... numa Shangai Tang perto de si! :D