quarta-feira, junho 17, 2009

Ódio e Efemérides...

Esta é uma semana especial, por isso não me apetece falar sobre mortes, nascimentos e "afinses"... Assim, hoje escrevo sobre um império que, dizem, começou a tomar forma por volta deste mês, há muito ano atrás... "In a far, far, far away galaxy..."....

Eregeu-se a Roma Antiga, nome dado à civilização que se desenvolveu a partir da cidade de Roma, fundada na península Itálica durante o século VIII a.C.. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto Império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural.

No entanto, um rol de factores sócio-políticos causou o seu declínio, e o Império foi dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida, pelos historiadores modernos, como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Média.


A civilização romana é tipicamente inserida na chamada Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga, que muito inspirou a cultura deste povo. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitectura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.

Ora e aí está declínio para uns prosperidade para outros... às vezes a história do mundo, até parece historia de vida!

E sim pessoal, a "The Final Countdown" continua aqui... deste lado da Europa! ;)


5 comentários:

pensamentosametro disse...

Eu não sei é o dia, mas sei que é por estes dias, chega-te à frente anda para eu poder armar o meu barracal, vááááááa´, pleeeeeeeeeeeease. Eu gosto de mimar os que me interessam, se me mostrares o teu eu mostro-te o meu que também é este mês, ahahahah.


Bjos


Tita

PCS disse...

hmmm... não sei não....é melhor dar uma olhadela pela Síntese de História Romana de Marcel Bordet, edições ASA. tá lá tudo...até emprestava a minha, mas está muito riscadinha.

Me Hate disse...

Tita... já respondi em baixo... é dia 20... mas PLEASE, não armes barraca que de gente "abarracada tou pelos cabelos"... só hoje lá no trabalho... tché, foi pra esquecer! :D

Me Hate disse...

Sweet P... welcome back... sim, eu também sei que pode ter alguns erros mas, aí está o intensão oculta destas "supostas" efemérides... criar curiosidade, "revezes de opinião", vá, debate! Nunca o escondi! o que por vezes acontece é que normalmente, a rapaziada não está para se chatear... e talvez não estejam errados!

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,