terça-feira, junho 02, 2009

Ódio e Arquitectura...

Sempre gostei de ter Planos B... normalmente porque os meus A, das várias, uma sucede:
1 - Ou correm invariavelmente mal;
2 - Ou dão cabo do tipo;
3 - Ou são planos que nunca fizeram sentido sem ser na minha cabeça;
4 - Ou ainda, porque, pura e simplesmente, são planos... e portanto, ainda não compreenderam as curvas e os buracos da vida!

Para além disso sempre gostei de Arruda dos Vinhos, acima de tudo por causa de 3 coisas:

1 - Uma amiga (a propósito M.J. como estás????);

2 - Pelo famoso "Fuso" (caramba tenho de lá voltar!) e;

3 - Por velho mas bem presente amor romântico com o qual ainda mantenho contacto (a ver se me lembro de quando for a Arruda de juntar os 3...)

Portanto, a "Casa em Arruda dos Vinhos" (Plano B) literalmente, tinha de ser falada aqui no "pequeno burgo do ódio"...

O projecto substitui um edifício existente e que eu conheço bem mas que, infelizmente se encontrava em ruínas integrado em Reserva Ecológica.

Os parâmetros urbanísticos tiveram que ser mantidos: implantação, área de construção e de impermeabilização, altura e a utilização como arrecadação. Assim, em grande medida, o trabalho dos arquitectos foi mínimo utilizando os materiais já existentes: pedra, terra, madeira.
Não existem janelas, apenas portões e algumas entradas de luz sob o revestimento da fachada o que é pena porque no sitio onde está a luz teria sido uma (ainda melhor) aposta.

A estrutura é composta por elementos de eucalipto com uma secção de 20x10cm espaçados por 60cm. A face exterior da parede é revestida por placas de cortiça e de policarbonato, separadas por uma caixa-de-ar. O interior das paredes é revestido com um fasquiado de madeira, rebocado e pintado. Após a estrutura estar executada, os trabalhadores especializados deram lugar a voluntários que preencheram as paredes com terra e palha.


Na ocasião, esta mão-de-obra foi constituída pelo cliente, pelos arquitectos e pelos amigos de ambos... um deles conheço bem... e a outra um pouco melhor por isso, tenho mesmo de lá voltar, acima de tudo porque:

1 - Gostava de ver o projecto;

2 - O dono do "Fuso" que (é amigo de longa data dos amigos e dos meus "papás") já se queixou;

3 - Por fim, e mais importante, porque tenho mesmo MUITAS saudades dos meus amigos de lá... e está na hora de dizer sim a alguns!

Quanto a vós, se lá forem, uma dica: no "Fuso" uma costela de novilho dá para 3 mulheres e para 2 homens! E o resto... eh pá, descubram, Portugal é pequeno mas ainda vai tendo uns segredos bem engraçados de descobrirmos... e guess what (?!?!) não são as Europeias!!!!

5 comentários:

pensamentosametro disse...

O Fuso, também lá não vamos há muito tempo, quanto à costeleta de novilho depende da fome de cada um, ahahaha.



Bjo



tita

Me Hate disse...

Olha tempos houve em que um certo "lingrinhas" meu ex-marido comia este mundo e o outro e quando o senhor lhe disse "Oh jovem olhe que se calhar uma costoleta para 1 e um bacalhau para o outro é capaz de ser demais..." o rapaz, decidido disse: "Ah não se preocupe que eu como tudo!"

Como já na altura devia adivinhar que aquilo era mais Olhos que barriga, eu virei-me para o senhor e disse-lhe assim, em jeito de surdina: "Olhe traga lá primeiro o peixe e depois logo se vê a carne!"

Veio de facto o peixe (só) mas, de teimoso que já na altura era, bateu o pé e mandou vir também a costeleta... claro que já só provei e ele a comeu sozinho! Mas depois andou dois dias a queixar-se da barriga por isso olha... nã sei... acho que depende mais da pessoa do que da fome... a GULA por vezes é tramada e no caso, tramou-o bem!

Tretoso Mor disse...

Hate Him,

Sei que tenho andado arredado das lides blogueiras, mas de repente "cheirou-me" que irias flar de uma terra que conheço muiiiito bem.

Vivo em Arruda portanto, quando quiseres, aparece.

Já agora, não desfazendo no Fuso, olha que há uns tascos esplhados pela zona, onde não se come pior e onde se paga 1/3!... loool (mas isso sou eu que não sou das relações do dono)

Tretices grandes para ti.

Me Hate disse...

Tretas Man...

Sim... é verdade! Tens andado por demais arredado das bloguices e coisas acabadas em ices (tipo: Ice Cube, Vannila Ice e coisas quejandas) e talvez por isso tenha eu andado tã triste... ou então não... ;P

Sinceramente?! Fazes cá falata "se senhor"!

E quanto a Arruda: OH Diabo! Ainda te conheço e cometi alguma inconfidência no post acima! - just kidding! aprendi a não fazê-las há algum tempo. e ainda bem... nesta altura... tinha sido apanhada! ;)

Aprendi da pior forma que, os que se safam sempre são os que pregam as "semi-mentiras" e caem sempre nas boas-graças de alguém... Ainda que agora esse não seja o caso: lição aprendida: entra num lado, fica cá dentro e segue em frente... Evolui, regressar sempre ao mesmo é que já não há pachorra!

Pois, conheço bem as "zonas de petiscaria" que práí há! E de facto é verdade, não são das minhas relações "pessoais" mas, Arruda e todo estes tempos a que me refiro foram tempos de "vacas gordas" agora, em tempos de crise há que fazer outras escolhas...

Estas férias não passei por aí (nem perto)... talvez nas proximas, quiça! Até lá, vai aparecendo... escrevendo... sei lá... vem e pronto!

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,