quarta-feira, maio 06, 2009

Ódio e Efemérides...


Henry David Thoreau (Concord, 12 de Julho de 1817 — Concord, 6 de ,Maio de 1862) foi um escritor, poeta, naturalista e filósofo... Born in the USA... I was: Born... Desculpem deu-me uma de Bruce, e não foi o verdinho (Hulk) foi mesmo o Spring... Ai a Primavera... Enfim... Adelante...

O Henry mantinha-se eternamente insatisfeito com a vida na sociedade e com o modo como as pessoas viviam. Há relatos de que visitou aldeias indígenas só com a roupa que tinha no corpo, ao contrário de seus contemporâneos, que o faziam com armas em punho... Esqueceu-se ele, de uma "arma" antiga: a dialéctica!!!!!

Em 1845, com 38 anos, Thoreau foi morar para a floresta, literalmente, num terreno que pertencia a Emerson. Nas margens do lago Walden construiu a sua casa e um porão para armazenar comida. Apesar de ser inexperiente como agricultor, tentou a auto suficiência e, a longo prazo, teve algum sucesso, plantando batatas e produzindo o seu próprio pão.

Baseado no relato e no seu pensamento filosófico empreendido nos dois anos em que morou na floresta, Thoreau escreveu “Walden - A vida nos bosques”, uma bíblia ecológica que se tornou o seu livro mais famoso. Além de descrever a sua vivência na floresta, "Walden" filosofa a respeito, e condena, a sociedade capitalista da época; reflecte sobre um modo de vida simples e propõe novos olhares sobre o conceito de liberdade.

Thoreau escreveu o famoso “Ensaio sobre a Desobediência Civil" . Leon Tolstói, um dos mais famosos escritores do mundo venerava este ensaio e recomendou-o, por carta, a um jovem indiano... um tal de Mahatma Gandhi.

Thoreau, que havia saído das florestas a pedido do proprietário do local, passou o resto de sua vida voltando em grandes passeios, às florestas e aos campos e também escrevendo. Acaba por morrer de tuberculose... poderia ter sido tratada... mas não seria o caso de Henry, que acima de tudo era uma grande teimoso.

A casa que construiu no lago Walden é um museu em cuja entrada há uma estátua sua. A floresta em volta do lago tornou-se, entretanto, área de preservação ambiental. É considerado um dos grandes escritores norte-americanos... Um dos poucos...

Porque, no fundo, todos nós, os "tipinhos" do velho continente sabemos que as grandes "carolas" do "novo mundo" das duas uma: ou fugiram de guerras ou foram, literalmente, raptadas!

Sem mais, porque ainda há pouco regressei de férias e não quero arreliar-vos... acabo por aqui hoje mas, aconselho-vos a procurarem mais... acima de tudo a lerem mais sobre este... rapaz!

3 comentários:

Anónimo disse...

too much wikipedia. thoreau é uma arqueologia semi-interessante, como milhões de outras. n necessariamente no ensaio k refere, esse é só o top one k alguém elegeu. critérios, enfim.

PS: n sabia k vc havia regressado à blogosfera neste formato "me hate" (nem tenho espirito para ler o resto p lá de thoreau), mas tb a mim me acontece hj, desalvoradamente, o mesmo, par hasard :)

quites.

Me Hate disse...

Anónimo,

Regressei e já faz tempo... não obstante: YES, wikipedia... mas não só! E depois aqui não é local ideial ara ser cahto... como tal, tento, escrever pouco e despertar o interesse que é algo bem mai interessante... descobrirmos as coisas por nóes, fazermos as nosas investigações, leituras quiça até, fazermos as pequenas dissertações...

Já agora... conhecemo-nos de onde???????

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,