terça-feira, maio 12, 2009

Ódio e Arquitectura...


Há quem tenha "pés de barro" e que portanto na opinião do povo, aparente a ser santo mas, a verdade é que não o é... na opinião de Tetê Knecht, há quem tenha pés de palha... e portanto, se o povo, opinasse neste caso, o santo queimar-se-ia em breve...

Contudo, não será por este tipo de dissertações que Tetê nos quererá levar... No seu trabalho como designer, desenvolveu uma exposição, designada "Em busca da identidade global", coisa fácil portanto.

Criadores, produtores e distribuidores encontram-se em diferentes pontos do globo e estabeleceram entre si uma rede de trabalho que tira partido do know-how especifico de cada lugar. Na própria definição desta cultura material global, o que é característico de cada cultura local acaba por ser valorizado pela sua autenticidade e particularidade.

Por outro lado, reciclam-se materiais correntes em objectos que escapam à lógica industrial e articulam-se linguagens anteriormente consideradas inconciliáveis, como o artesanato, as novas tecnologias e os novos materiais sintéticos... De novo: coisa fácil de alcançar!

Enquanto assistimos à difusão mundial de produtos e imagens que enformam a cultura material mundial e respondem também aos imperativos do mercado, projectos de pontos tão distintos como Austrália, Brasil, Dinamarca ou Turquia ganham notoriedade... Falta Portugal mas, nós somos... pacientes! Até ver...

Independentemente disso, neste novo cenário global, destaca-se o trabalho de Tetê Knecht que demonstra uma forte consciência ecológica e ambiental, traduzida no uso criterioso ou na redução do uso das matérias-primas não renováveis, na reutilização de desperdícios, mas também na procura de produtos criados com materiais simples e inusitados.

5 comentários:

Thunderlady disse...

E achas que será(seria) possível passar do conceito à prática e viabilizar o produto?

Paula disse...

Adorei a ideia!!!
De repente lembrei-me daquelas socas Holandesas feitas de madeira.
Eu pensava que eram pesadas e desconfortáveis e já as vi e não são, bem pelo contrário.
Uma beijoca,
Paula

Me Hate disse...

Thunder esta "soca em particular já por aí anda... não sei se será totalmente confortável e se... no fim do dia... sem a "meita branca do camone", elas cheiram bem mas... nada como, comprar, experimentar e lavar BEM o "presuntinho"! ;)

Quanto ao resto, sim. Acho que desde que haja boa vontade e imaginação, tudo pode ser bem reciclado, bem usado!

Me Hate disse...

Paula,

Esta soca não "for sure" pesada, o que acontece com ela é o que acima referi e tem apenas ver (a cheirar) com o que pode por lá se alojar se não houver devida higiene, tirando isso, só vejo vantagens e uma boa forma para até no calçado, estarmos bem dispostos!

Beijo!

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,