terça-feira, maio 05, 2009

Ódio e Arquitectura...



Nunca gostei de futebol, nunca lhe percebi o interesse e, apesar de ter clube (acho que deve ser coisa genética) a verdade é que não sei em que posição se encontra dentro do campeonato, quais são os jogadores que por lá ganham dinheiro e se o Ronaldo não estivesse no estrangeiro e me "vendessem" a ideia de que tinha sido comprado pelo "meu" clube, acreditaria que nem uma tontinha, porém, a ampliação de Estádio de Futebol «Ring» em Maribor, Eslóvenia, já nos leva a ver a coisa pr outro prisma... dos que conheço... só haverá um que (em situação) diferente poderá competir com este: o "Pedreira" lá do norte que, se não estou em erro foi construído para o Euro 200 e something!

A cargo da OFIS arhitekti & Multiplan arhitekti ficou o programa que passava por converter o campo num estádio de futebol e aumentar o edifício já existente com bancadas cobertas (12.500 espectadores, sala VIP e sala de imprensa). Tinham também a tarefa de o equipar (agora esta saui-me bem...) com novas valências públicas, compreendendo 4 grandes ginásios, clube de fitness com piscinas, lojas e restaurantes. Era uma espécie de Colombo com o estádio de Alvalade por cima... Era capaz de ser um bom miradouro para a cdade mas...

Além disso, propunha-se um anel de bancadas que se entrelaçava por cima da base circunscrita com os programas públicos.O ponto mais alto e o mais baixo das bancadas define-se pela qualidade da panorâmica do espectador.

Nos cantos do campo, onde as vistas estão mais restritas, as entradas das bancadas estão deslocadas. O anel aqui é rebaixado para o nível da entrada. Depois eleva-se, levemente, até alcançar os pontos mais altos no meio do campo. O corredor do anel tem uma pele dupla e providencia quartos VIP, espaço para a imprensa e bar... Bar???? Pois é, os nossos para ter um e ver o jogo ao mesmo tempo, só mesmo os clubes mas... os da Última Liga... mas aí tudo vale, até assar leitão...

Por falar nisso... deu-me uma fome...

3 comentários:

Tretoso Mor disse...

Hate Him,

E que tal começares a "esgalhar" um plano, com projecto acopolado, para um campo de futebol, vulgo campo da bola, que permitisse em dias soalheiros, um passeio pelo jardim, porque a equipa da casa joga fora, com a particularidade de recolher totalmente para baixo do chão, ficando à mostra apenas o tal espaço verde e aprazível onde velhos e crianças poderiam passear a sua ociosidade.

Nos dias de jogo em casa da equipa da casa, o campo da bola da casa erguer-se-ia, mostrando a imponência, pela altura, conforto e multidisciplinaridade, a obra do clube, apoiado financeiramente não se sabe por quem, a todos os moradores e vizinhos da terra.

Garanto-te que iria lá comer o leitão assado!... loool

Tretices com ódio pela falta de um petisco, mas admiração pelas tuas ideias!

Me Hate disse...

Para "esgalhar" a sério então não era preciso nem campo nem local, seria (modéstia à parte)necessário apenas: EU!

Ontem as minhas colegas de trabalho bem poderam ver que sim. Durante horas rimos e dissemos tolices sinceramnente inteligentes... mas foram nessárias muitas horas de trabalho e contratos antes disso. ;)

Depois, um dia... quem sabe, se nos conhecermos não te levarei à terra do leitão para que nem Baco da comida te regares com o petisco!

Até lá... ´diozinho comedido por poderes ter acesso ao petisco... ;P

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,