quarta-feira, março 11, 2009

Ódio e Efemérides...


E perguntam "ustedes" e quem foi Jinmu também conhecido por Kamuyamato Iwarebiko?

Ora bem, de acordo com a descrição lendária Jinmu, nasceu em Kojiki em 1 de Janeiro de 660 a.C., terá morrido, novamente de acordo com a lenda, a 11 de Março de 585 a.C. (ambas de acordo com o calendário tradicional japonês lunisolar) Foi o fundador místico do Japão e é o primeiro imperador nomeado na tradicional lista de imperadores. Na lista não tradicional, não faço a mínima ideia... se alguém souber faça o favor de partilhar!

O nome Jimmu, significa "força divina" ou "guerreiro deus"... Nesta altura não havia mãezinha nem paizinho, era tudo deuses, mais tarde passou a ser tudo Espírito santo (mais tarde ainda deu origem aos banqueiros... agora só restam mesmo o bancários!)...

Voltando ao J., e de novo, de acordo com a crença Shinto, Jinmu foi um dos descendente directos da Deusa do Sol, Amaterasu. Ora esta moçoila, num dia em que certamente não tinha nada para fazer, teve um filho chamado Ame no Oshihomimi - Mikoto e através dele, um neto chamado Ninigi-no-Mikoto. Ela enviou o seu neto a umas ilhas japonesas onde ele eventualmente se casou com Konohana-Sakuya-hime.

Entre os seus três filhos estava Hikohohodemi no Mikoto, também chamado Yamasachi-Hiko, que se casou com Toyotama-hime (mais tarde dando origem à Toyota - carros). Ela foi a filha de Ryuujin, o Deus Japonês do Mar. Eles, entretanto, apesar de se esforçarem, tiveram um único filho chamado Hikonagisa Takeugaya Fukiaezu também lá no Mikoto.

Como foi abandonado pelos seus pais no nascimento foi consequentemente criado por Tamayori-hime, a irmã mais nova de sua mãe. Eles eventualmente (adoro este ventualmente), casaram-se e tiveram um total de quatro filhos. O último deles tornou-se o Imperador Jinmu.

Wow, que família complicadita hem?!?!?! Perceberam tanto disto como eu né?!?!?!

O dia do ano novo no calendário japonês tradicional lunisolar era tradicionalmente celebrado como do dia do Imperador Jinmu.

5 comentários:

Tretoso Mor disse...

Me Hate,

Em primeiro lugar, gostaria de saber como queres que te trate, por Me Hate (cheira-me a forma abrasileirada), ou por Hate Me (forma Inglesada)?

Bom, deixando as forms de lado e passando para os conetúdos, não percebi nada daquela árvore genealógica, mas foi só por causa dos nomes deles!...eheheh

Este foi um interessante trabalho de pesquisa que relizaste e que deve ter dado muito trabalho, princpalmente a transcrever estes nomes lindos em Japonês arcaico. lool

Fiquei sem perceer em que dia é comemorado o Ano Novo japonês!...
No dia do Nascimento do Jimmu (Para os amigos), ou no dia do seu falecimento!...

Há uma outra dúvida que tenho, mas essa coloca-la-ei mais tarde, quando o tema se proporcionar.

Tretices admiradas para ti

Me Hate disse...

Tretas man,

Primeiro Me Hate é no sentido primitivo do termo...como tal, não houve pra cá tempos de pensar em brasucas ou camones. Mas por mim tanto se me dá, como se me deu, podes tratar-me de uma forma ou outra porque... bem... não é o meu nome. ;)

Segundo, a árvore é intrincada os nomes ainda são piores... é normal não perceberes, cá por mim também ainda estou a ver se compreendo. Quanto a pesquisa... não entendo... inventei tudo... menos os nomes que era para não dar muito nas vistas... :D

Terceiro, ano novo é quando um homem quer... 2009 ainda não chegou para mim... terá já chegado para o Japanese people? I DONNU! :))))))) A sério????? OK eu digo, celebra-se em meados de Janeiro... o que significa que é no... no... Vá adivinha! E não o Rei não vai nú! (Caramba lá estou eu com os meus trocadilhos falhados!!!!):

Quarto (outra vez??????? Irra!!!! - começo a duvidar da minha sanidade mental... quer dizer mais... ainda)... Bom mas, em quarto lugar quanto às duvidas, quando na altura forem colocadas, verificarei se quero responder... Right????? PortantoS no problemo... CertoS? ObrigadinhoS!

Ódizinho simpático para ti!

Tretoso Mor disse...

Hate Him,

(já expliquei no meu Tasco porque te trato assim... lool)

É no... é no... é no meio de Janeiro!... eheheh

Ok, vou tentar dar um ar mais sério à coisa. Deve ser entre os dias 13 e 17 de Janeiro segundo o calendário Gregoriano, aquele por que nos regemos na cultura Ocidental. Fazendo a média, deve dar para aí dia 15 de Janeiro.
(Uff!... viste bem o que tive de investigar?... eheheh)

Tretices em Português para ti.

Me Hate disse...

Oh my God! Ca ganda "investigante" que tu me saiste... By the way, Hate him, why the fuck????? Hehehehe...

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,