terça-feira, março 17, 2009

Ódio e Arquitectura...



Centro Comercial Vivaci, Guarda - Promontório

Pois é, hoje falo-vos de C. comerciais que não frequento (ponto.... ECA!). Os centros, à imagem e semelhança dos hotéis dão-me na maioria das vezes nauseá.. nada a fazer!

Este, desta feita será inserido (quando terminado) no coração da cidade, na transição entre o centro histórico e uma zona de expansão desqualificada dos anos 70, o edifício tem uma acessibilidade clara no encontro de duas avenidas estruturantes. Dispostas em socalcos ao longo das íngremes encostas, as ruas desenvolvem-se radialmente à muralha do castelo. Um à parte: não tenho nada contra a reabilitar zonas "desqualificadas" mas... então quando é que pensam em qualificar as pessoas com o mesmo tipo de classificação??? Acho mal!!!!!!

Seguindo... O sistema de fachada sugere uma abstracção da própria encosta, com a marcação dos pisos feita por bandas ziguezagueantes de painéis de betão branco estriado, em si mesmas evocando as diferentes camadas geológicas. Pontualmente, estas bandas são interrompidas por fissuras em vidro colorido que também marcam as entradas... menos mal, desde que o vidro não se torne noutro "mamarracho à la Taveira".

Na transição para o Centro Histórico, junto à muralha, o alçado assume uma escala de rua conferindo a esta um carácter de espaço canal regular confrontado com o cariz arqueológico das muralhas da cidade e com o espaço verde remanescente. Então e que tal enfatizar MESMO a parte arqueológica que já "por andava há bem mais tempo"?????

Com cinco pisos comerciais e três caves de estacionamento, o vazio interior das mezzanines culminando num grande lanternim hexagonal, é desenhado de forma caleidoscópica em combinação com as escadas rolantes e com a cor dominante no pavimento como forma de identificação de cada piso.

A única coisa a referir: mezzanine e coisas "afinses" só lá em casa e não se fala mais nisso!

7 comentários:

Thunderlady disse...

Epá... eu até vou a centros comerciais, não sou assim tão radical, mas esse parece-me completamente out do enqudramento do resto da cidade. Pela foto parece ficar.. horrível!

Me Hate disse...

Se me obrigarem, eu também entro num... a medo mas, entro! ;)

Agora o problema, como dizes é que raramente se projecta e cosntroi uma coisa destas com "jeito e trambelho"! E depois o problema é mesmo o tipo de gente que estas coisas atraem...

Para ires a uma loja, demoras ceca e meca para pagar, ver um filme nesses coisos está fora de questão, nos corredores empurran-te e nem "Ai desculpe!"... e sinceramente para "grunhos, gente(inha) sem educação e coisas quejandas"... a vida já está cá para os "apresentar"...

Paula disse...

Me Hate,
Algo mais em que estou plenamente de acordo.. Também odeio Centros Comercias.
Beijo,
Paula

Me Hate disse...

Oh Paula,então por esses lados não nos encontraremos... noutro sitio mais calmo, quem sabe?!?!

Paula disse...

Me Hate,
Sempre em locais mais calmos e arejados...
Beijo,
Paula

Me Hate disse...

Paula,

Combinado!!!!

Bj

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,