terça-feira, março 10, 2009

Ódio e Arquitectura...


Depois da celeuma que deu falar em quartos e em hotéis passemos para "territórios" mais calmos e portanto, falemos de casas... Uma em particular que, de propósito ou não ficou conhecida por Casa da Boavista (sim é no Porto Carago!

A arquitecta Inês Lobo teve desta vez, ajuda do seu amigo de longa data, J. L. Carrilho da Graça.

A intervenção que propuseram passou fundamentalmente pela clarificação do volume da casa e do desenho do jardim, intervindo sobre as alterações, operadas em 1945, e tendo como objectivo repor tanto quanto possível o desenho original de 1918. Fizeram-se sobretudo alterações no jardim que infelizmente não consegui colocar aqui.

As alterações no jardim tiveram como objectivo qualificar o espaço verde dentro deste lote, mas também permitir a implementação de lugares de estacionamento para uso de funcionários e visitantes deste edifício.

O estacionamento, rebaixado em relação ao jardim, alinha de cota com a Rua Paulo Dias de Novais, que lhe dá acesso. Os acessos à cota do jardim e da casa a partir do estacionamento fazem-se por escada ou rampa, ao longo dos muros de limite do lote em ambos os extremos do parque de estacionamento, com uma latada a fazer a cobertura dos lugares de estacionamento que prolonga a mancha verde do jardim sobre o estacionamento. Alinhado com a escada de acesso ao estacionamento do lado nascente, um outro lance de escadas faz a ligação do jardim com o caminho da ervilha.

Nesta casa gostei sobretudo do facto de terem conseguido tão bem aliar o exterior antigo da casa com o pós-moderno interior da mesma.

7 comentários:

pensamentosametro disse...

Fantástica! Eu já te disse que tenho a mania que sou decoradora e que restauro e que percebo disto?
Manias, só manias e a paixão pelas coisas.



Bjos



Tita

Me Hate disse...

Eu também tenho umas manias... "meio-manientas" mas, entretanto já fiz algo relativamente a isso e tornei-me em aprendiz de restauro... TECHARAME!

E quanto às outras manias... continuam esquisitas! ;)

Tretoso Mor disse...

Me Hate,

Venho retribuir a tua visita.

Fiz um breve passeio pelo teu cantinho e prometo voltar, pois agradou-me a decoração.

Agora sem TRETAS, não vou comentar este Post, pois não conheço o edifício, mas gostaria de comentar um outro, o dos hoteis, "Ódio e Arquitectura", o qual percebi e gostei da abordagem.

Tenho a mesma opinião quanto aos hoteis, principalmente porque tenho de os usar frequentemente por motivos profissionais. Não vou tanto pelo que sinto no quarto, pois só o uso para trabalhar em sossego ou dormir, mas pelas zonas de lazer.

Nesses espaços, pareço o meu cão, por mais voltas que dê, não consigo "acamar".
Espero que me entendas.

A partir de agora, se não te importares, vou estar "de olho em ti"... eheheh

Tretices reconhecidas para ti.

Anónimo disse...

Cara Me Hate,
Em relação à pergunta que colocou no meu blog, sinceramente não percebo lá muito bem como mandar as candidaturas para o Governo. De qualquer forma estarei atenta, se saber de alguma coisa para a sua área escrevo um comentário. Não sei bem qual é.
Bjs Mor

Me Hate disse...

Tretoso,

Apesar de não ter animais... sim, acho que compreendo bem isso de acamar.

Nem sempre acamo á primeira mesmo em casa, mesmo no meu espaço de lazer...

Mas tentamos sempre fazer o melhor.

Quanto a estares de olho em mim, estarei tambem de olho em ti que isto não pode ser só "one way street"... hehehehe...

Daqui, ódio em barda para ti.

Me Hate disse...

Mor, obrigada desde já. Agora que ganhei o gosto de andar de um lado para o outro tou em crer que não desista tão depressa. Entretanto, vou fazendo tambem esforços nesse sentido.

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,