terça-feira, janeiro 13, 2009

Ódio e Arquitectura...


Sim, inevitavelmente, como na vida, na arquitectura também acabo por ter autores que pura e simplesmente, não me saem da cabeça... Não sei se por teimosia, se pela originalidade se, porque, pura e simplesmente: quando se gosta, gosta e pronto.

Eu gosto da Zaha Hadid (não que seja uma "belezura" de mulher, pois que não o é) mas, o tal do "personal touch" em todo o que seja arquitectura, ela, pura e simplesmente: dá cartas... tem jogo... tem mão e, vence qualquer tipo de poker. Aquitecta identificada com o desconstrutivismo, dentro da linha de Daniel Libeskind. Foi aluna de Koolhaas e foi a primeira mulher a receber o prémio Pritzker de arquitectura pelo conjunto da sua obra.

Portanto, não foi com grande espanto que vi a realização do Cinema Plaza de las Arts a ter esta "configuração. Este projecto está dentro da reconversão da Plaza de las Glories (Barcelona) que, até ao momento em que em 2001, se começou a pensar em devolver a zona aos seu habitantes, esta encontrava-se ao abandono, isolada e era vista como marginal.

Após a reconversão de toda a zona e a construção do cinema esta tornou-se frequentada e acima de tudo: mais um ponto de interesse que me leva a gostar ainda mais de Barcelona...