quarta-feira, setembro 26, 2007

Ódio e Efemérides...


Foi num dia como o de hoje que morreu Raúl Juliá.

Excelente actor, diversas vezes mal aproveitado pela indústria fantoche de Hollywood, talvez sendo vivo hoje, com as produções independentes que por aí há, tivesse tido uma carreira mais merecedora do seu talento!

O êxito nos negócios da família Júlia fez com que Raul e seus irmãos tivessem uma excelente educação.

Estudou no Colégio Espíritu Santo de Hato Rey terminou seus estudos no Colégio San Ignacio de Loyola de Rio Piedras, dirigido pelos Jesuítas. Começou seus estudos académicos na Universidade de Fordham, porém, com a morte do seu irmão num acidente de carro, resolveu terminar seus estudos na Universidade de Puerto Rico licenciando-se em Arte.

A descoberta do seu talento foi feita por mero acaso, na troca de breves palavras e de meia dúzia de copos pelo actor Orson Bean enquanto Raúl se apresentava em num bar em San Juan. Com o incentivo, Raúl mudou para Manhattan em 1964 e imediatamente conseguiu trabalhos em pequenas actuações.

Em 1966, ele passou a atuar em peças de Shakepeare, como "Rei Lear" em 1973 e "Otelo" em 1979. Raúl também participou de musicais como Dois Cavalheiros de Verona em 1971, e Príncipe dos Mendigos em 1976 (gerando mais tarde um filme) e, o premiado Nine em 1982.

O seu sucesso no teatro fez com que fosse chamado para trabalhar no cinema, onde ficou mais conhecido como o "Beijo da Mulher Aranha" (1985) e o filme de maior reconhecimento do seu trabalho que foi a "Família Addams" (1992) em que de facto, é magnifico e a "Família Addams II" (1993) .

A sua saúde fragilizou-se em 1993 na recorrência de um cancro que inicialmente foi mal diagnosticado, porém, ele continuou actuando como se nada fosse e de facto, não era, a vida ainda não tinha parado.

No dia 16 de Outubro de 1994, Raul Júlia sofreu um sério derrame cerebral, caindo num profundo coma e vindo a falecer no dia 24 de Outubro desse mesmo ano. O seu corpo foi levado à Porto Rico, onde foi enterrado.

Como lhe disse a amiga Sónia Braga na altura do seu enterro: "Estarás sempre connosco e nesse sentido, nunca morrerás!"

Mais vale Ódio, que remediar.

7 comentários:

Thunderlady disse...

Em todos os filmes em que o vi gostei imenso da sua representação...

Olha lá, não deverias ter guardado esta efeméride para 24 de Outubro?

Carpe Diem disse...

Sim senhora, um GRANDE actor e como dizes bastante subavaliado, basta ver que o seu último filme foi a adaptação do videojogo "Street Fighter" com o Van Damme e tá tudo dito... mas quem o viu no "O Beijo da Mulher Aranha" sabe que era uma estrela...bem hajam pessoas assim que lutam mesmo sem que lhes notem o valor.

medusasss disse...

- GOMEZ!!!
- MORTICIA, DARLING!

Me Hate disse...

tHUNDER ACHO QUE NÃO MAS...

Me Hate disse...

Nuno é bem verdade!

Me Hate disse...

Medusasss... Ohhhhhhhhhh...

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,