quinta-feira, julho 19, 2007

Ódio e Efemérides...


Morreu num dia... e parece que foi como o de hoje mas há muitos séculos: Filipa de Lencastre nascida em 1359 tendo falecido, a 19 de Julho, 1415, princesa inglesa da conceituada (na altura e ainda hoje) casa dos Plantagenetas (belíssimo nome!) sendo filha de João de Gant, 1º Duque de Lencastre e da sua mulher Branca de Lencastre.
Torna-se rainha consorte de Portugal através do seu casamento com o rei D. João I, celebrado em 1387 na cidade do Porto. Como era costume na altura, o casamento foi efectuado por uma questão de interesse, desta feita, no âmbito da aliança Luso-Inglesa, contra o eixo França-Castela. Terá sido, o nosso primeiro erro estratégico-político porque mais tarde, em pleno século XX verificamos que os ingleses nada mais são do que o "Cavalo de Tróia" dos americanos na Europa.
Foi uma rainha generosa e amada pelo povo, ou pelo menos é o que nos conta a história. Mas sobretudo, os seus filhos, serão sempre lembrados dado que, constituíram Ínclita geração tendo na sua maioria sido príncipes cultos e respeitados em toda a Europa:

Duarte, Rei de Portugal (1391-1438).

Pedro, Duque de Coimbra (1392-1449, morto na Batalha de Alfarrobeira, foi regente de Afonso V, seu sobrinho; considerado o príncipe mais culto da sua época.

Henrique, Duque de Viseu (1394-1460), o grande impulsionador dos Descobrimentos portugueses.


Isabel de Portugal (1397-1471), casada com Filipe III, Duque da Borgonha, actuou em nome do marido em vários encontros diplomáticos e é considerada como a verdadeira governante da Borgonha no seu tempo. Em honra deste casamento, o Duque criou a Ordem do Tosão de Ouro.


João, Infante de Portugal (1400-1442), condestável de Portugal e avô da rainha Isabel de Castela e do rei Manuel I de Portugal.


De todos, claro está, que o que estimo mais é Fernando, o Infante Santo (1402-1433), porque, possivelmente sofrendo de alguma doença mental, desconhecida na época: morre no cativeiro em Fez, depois de recusar entregar Ceuta em troca da sua própria liberdade... Houvesse na altura ONG´s de qualidade e nada disto teria acontecido... enfim, perdeu-se Fernando, perdeu-se Fez... e fomos entretanto, perdendo o que faz de nós povo (?) com cultura (?).

Valeu a Dona Filipa não assistir a esta "leviandade filial" dado que, Filipa morre de peste negra nos arredores de Lisboa, poucos dias antes da partida para a expedição a Ceuta.

Ódios arrufados, ódios dobrados...

5 comentários:

Thunderlady disse...

"Terá sido, o nosso primeiro erro estratégico-político porque mais tarde, em pleno século XX verificamos que os ingleses nada mais são do que o "Cavalo de Tróia" dos americanos na Europa."-----Deduzo que seja a tua opinião pessoal, certo?

Me Hate disse...

Obvio... mas não será MESMO a verdade???? É o uncico país da dita União Europeia que não entende a VERDADEIRA extensão da palavra: UNIÃO!!!!!!!!!

Thunderlady disse...

Não creio que seja MESMO a verdade. Um "erro" cometido no séc XIV, ainda antes da colonização da américa no sec. XVII. Aliás, ainda antes de Colombo lá ter chegado, poderá ser considerado um erro? Ninguém sabe o futuro... (métodos de adivinhação...? Nop, pois não?)

Por outro lado, quem colonizou a América do Norte?

Não sei praticamente nada de história, mas acho que nesta altura a América ainda era povoada por povos que foram considerados "inferiores" e "supérfulos". Que foram escravizados, desenraizados, estigmatizados... por quem? Pelos... Ingleses!

Não querendo defender/ofender/atacar ninguém (óbvio) não creio que os ingleses sejam o cavalo de Tróia dos americanos e muito menos que "tenhamos" cometido um erro estratégico no final do séc. XIV visando algo que ainda nem se sabia que existia e muito menos como seria.

Só isso :)

Me Hate disse...

Repara não é uma questão só de história... é uma questão de inteligência/estratégia, os franceses sempre nos roubaram menos do que os ingleses...

Nota, esses tipinhos (e é verdade que o fizeram juntamente com franceses, holandeses...) sempre roubaram as naús portuguesas quando já estavamos "perto" de casa... Faziamos a loucura de ir buscar as especiarias e afins "ao cabo do outro outro mundo" apenas para nos roubarem...

Sempre fomos um povo fraco, mas também não havia necessidade deste roubo constante. E de todos, há que dize-lo, os ingleses foram noss maiores ladrões...

Quanto à colonização da América do norte feita pelos ingleses... 1- a colonização foi feita acima de tudo por prisineiros (que normalmente) eram os mais violentos das suas prisões... 2- Foi o primeiro povo "moderno" a levar outra população quase à extinção (fala-se dos judeos e de Hitler... ha ha ha...) antes disso já os americamos extinguiam "em bom corte de tiro" os indios e os colocavam em campos de concentração, perdão, em "RESERVAS"... 3- A dita "genetic-pool" daquela gente está irremiávelmente perdida...

Aliás como a nossa...

Diferenças: consigo mil vezes falar mais depressa com um indio, do que com um maldito "cowboy".

Interessante será ainda dizer que durante a II G.M. levaram quase todos os "cerebros" europeus a emigrar para lá (e daí o seu assombroso desenvolvimento) mas, ainda assim... isso não os tornou num povo mais inteligente... só mais convencido... da burrice eventualmente...

Thunder, se começo a falar da II G.M. e ainda ficamos pior... porque o facto é que, os europeus podiam morrer todas às maos de Hitler e eles nada fariam se não tivessem começado a haver bloqueios nas transações de géneros alimenticios... Qual Pearl Harbor, qual quê... eles estavam era prestes a passar fome!!!! São um povo por definição egocentricos e deste tipo de gente, lamento, não tenho pena nem creio que a HUMANIDADE (que na definição mais séria, já anda tão mal) também, precise deles...

Eh pá desculpa lá, mas americanos e ingleses... é uma questão de pele que me ultrapassa!!! Cuspo e da-me prazer!

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,