quinta-feira, julho 05, 2007

Ódio e efemérides...


Morreu num dia mais ventoso que o de hoje se faz por aqui sentir o fantástico Farinelli, nasce em Puglia em 24 de Janeiro de 1705 e morre em Bolonha a 15 de Julho de 1782.
O seu verdadeiro nome é porém, Carlo Broschi, lendário cantor de ópera do século XVIII, o mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa.
Famoso também por ser "castrato" – foi castrado na infância para preservar a voz aguda, prática, comum na época, a que eram sujeitos alguns cantores.
A sua imensa extensão vocal abrangia do Lá2 até Ré6, como escreveu Johann Joachim Quantz: "Farinelli tem uma voz de soprano ligeiro, completa, rica, luminosa e bem trabalhada, com uma extensão que abrange desde o Lá debaixo do Dó central a Ré três oitavas acima do Dó médio"...
A sua intonação era pura, os seus vibratos maravilhosos, o seu controle sobre sua respiração era extraordinário e a sua garganta muito ágil, porque cantou os intervalos mais amplos rapidamente e com a maior facilidade e firmeza. As passagens das obras e todo tipo de melismas não representaram dificuldades para ele. E na invenção das ornamentações livres nos adágios foi muito fértil.
O Ódio tarda mas não falha!

9 comentários:

PCS disse...

Não sei porquê, fartei-me de rir com este Post. A informação é séria, mas o nome do senhor ahahahahahahah ainda por cima castrado eheheheheh
É caso para dizer é um Broschi do caraças:)
P.S.(tinha de fazer a piada, não me consegui conter. Peço desculpa!)

Me Hate disse...

estás correctissimo na expansão do teu humor porque foi precisamente a minha reacção... creio contudo, que seremos os únicos a fazer essa associação... LOL!

Anónimo disse...

Que observações cheias de nível. Admira-me que a bloggista hate introduza um assunto dito erudito e depois alinhe pela mesma bitola de piadas sem nível dos seus comentaristas

Me Hate disse...

Confesso: sou dicotomica como em tudo na vida!

Fora de provocações: o assunto é elevado mas de facto, dado a estes trocadilhos... Lamentavel para mim que como lerá um pouco mais abaixo sou uma nulidade!

PCS disse...

De facto D. Sebastião tem razão, o assunto é erudito!
Mas olhe que para tirar uma boa piada de bitola é preciso um bom nível.
Felizmente tenho um bom em casa, assim já não preciso de recorrer ao fio-de-prumo.
Se não tiver um! Recomendo a mangueira de água. Resulta sempre:)

Me Hate disse...

Há humor que dentro dos assuntos mais sérios pode, ele também ser elevado e estar dentro do assunto... A verdade é que a situação para Farinelli enquanto castrado, acabou por lhe ser extremamente penosa e não compensar todas as maravilhas vocais mas... quanto a isso talvez o anonimo não tenha percebido das nossas "jocosas interpretações" efim... melhores dias virão!

O Carmo e a Trindade disse...

Ora, por fim qualquer coisa com piada e sem seriedades demasiado, sérias. Por mim gostei mas pronto.

Me Hate disse...

Ora por fim qualquer coisa simpática da sua parte!
O problema de facto é que há por aí muita gente pouco humorada... enfim!

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,