terça-feira, julho 24, 2007

Ódio e Design...


É sabido por alguns desconhecido para a maioria, que eu tenho um conceito de Casa um tanto ou quanto particular... Casa não é conceito físico de estar ou de viver, ou sequer de ter tecto, isso no meu, ironicamente, limitado campo de visão será, na melhor das hipóteses: um sitio, que poderá ser mais ou menos habitável...


Assim, fará sentido, pelo menos para mim, o conceito que Andreas Angelidakis, tem de design e reciclagem das coisas que se fazem com um propósito de, exactamente, não serem permanentes.

Andreas tem assim, trabalhado em torno do conceito de habitáculo, provisório. E as suas estruturas assumem, quase sempre, as proporções próprias que são exigidas para a manipulação de um objecto.

Ou seja, na verdade, as construções de ngelidakis mais parecem objectos. O arquitecto criou um habitáculo, a que deu o nome de Philosophy, que se assemelha àqueles jogos para crianças, feitos em lego, ou às primeiras experiências que nos revelam as variações das peças Meccano.



Já algures se falou do actual desejo de “cunhar” os objectos que adquirimos com as nossas referências e a urgência em personalizá-los cada vez mais. Fazendo com que nos distingam dos demais com os quais nos relacionamos.

A poderosa ânsia de personalização, o kit, o “do it your self” (DIY) ocorre e é fruto de uma reacção a um período de “castração”, que foi e ainda o é o da industrialização, e a globalização. Lembremo-nos, por exemplo, do ninho Tak, de Frank Tjepkema. Exibido em Milão, em 2004. Servia para nos refastelarmos demoradamente, ou descansar, tal qual um poof, mas formado antes por pequenas peças amontoadas, feitas em borracha, e que mimetizam os ramos que se vão acumulando nos ninhos. Num processo do actual bricoleur o utilizador da peça vai aglomerando os ramos até atingirem as proporções desejadas.


Talvez tenha chegado então, por fim, um conceito de tecto que me agrade mais dado que, o de Casa, nos dias que correm parece estar cada vez mais mutável...


Ódio parado, não faz viagem.

9 comentários:

Anónimo disse...

Realmente sempre tiveste muitos problemas com essas coisas de conceitos e de Casas, com C grande.

Rui

Me Hate disse...

É mais um dos meus enormes defeitos!

purita disse...

obrigada pela sugestão do chá!:)
e quanto à arquitectura, seria muito atrevimento fazer qualquer comentário!:D eu leiga me confesso!

PCS disse...

ah ah nisto não sou "leigo" sou Lego;)

Me Hate disse...

Purita: vamos combinar uma coisa, só agradeces, no dia e na hora em que entrar pelo Ó-cha adentro e lhe for servido o (ou os) melhor chá da cidade, certo? Haverá quem aconselhe o um Chocolate-gengibre, ou um Pu-erh... não vá nisso, e pacifique o palato com um Agulhas de prata! ;)

Quanto à arquitectura/design/arte, também eu não sou "expert", tenho sempre de fazer um pouco de pesquisa para não dizer muito disparate mas, a verdade é que são assuntos que me interessam e portanto é uma boa desculpa para ler acerca deles...

Podia isso sim, dissertar acerca do que é para si o conceito de casa ou de Casa... mas fica para uma próxima oportunidade...

Me Hate disse...

Pcs, tu és Lego e eu, por associação serei então... Playmobil????

O interessante da situação é que, a Lego também já faz peças de decoração para casas (sofas em forma de Legos), infelizmente para mim, a Playmobil não! ;)

MAF disse...

Bom dia!!!!!!
olha, para mim casa, não significa de todo, um tecto.
é onde nos sentimos bem ;)

Me Hate disse...

Bonjours...

Casa para ti pode ser uma pessoa?

Ou é só uma questão de Tak (ninho)?

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,