terça-feira, julho 17, 2007

Ódio e Arte...

(GALATEA)
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica.
Tinha uma reconhecida paixão por atitudes e por fazer coisas extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, uma vez que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho no que à notoriedade diz respeito.
Dali sempre terá reconhecido aparte dessas atitudes, nos tais momentos sóbrios, que só depois de "captar" a atenção de Gala Éluard, e portanto, só depois de estabelecer uma relação com esta é que terá entendido o verdadeiro sentido da vida. Mais, só ela terá extinto o receio que Dali teria pelas mulheres. Gala será para Dali o que foi Fornarina para Rafael ou a duquesa de Alba para Goya.
A musa pressupõe essa exclusividade e como suplemento dá-lhe ainda "(...) a ordem que faltava à minha vida." O próprio assume que "Eu existia apenas num saco cheio de buracos, mole e delicado, sempre à procura de uma muleta. Ao juntar-me a Gala encontrei uma coluna vertebral e, ao fazer amor com ela, preenchi a minha pele. Ao assinar os meus quadros Gala-Dali não fiz mais do que dar um nome a uma verdade existencial, visto que sem o meu gémeo Gala não existiria de modo algum.”
Gala é então, quem o disciplina, o inspira e dirige a sua existência prática. Na sua Vida Secreta, Dali afirma que, sem Gala, não seria nada.
Quantos de nós poderemos afirmar o mesmo?
Quantos de nós alguma vez nos sentimos desta forma tão sublime preenchidos?
Este tipo de amor É bom! Louco, desvairado, que consome mas, bom. Muito!
Amores arrufados, amores dobrados.
Versão SHM: Ódios arrufados, ódios dobrados... mas hoje queria mesmo colocar o provérbio certo!

24 comentários:

Thunderlady disse...

Provérbio certo significa ódios moles?

(Brincadeira)

Gostei de saber estas coisitas, a sério.

Me Hate disse...

Eu também... e sabes o que gostei mais de saber?????
É que a maioria das pessoas só conhece o lado mais louco desta historia de amor... mas obliterou-se todo um profundo respeito, dádiva e partilha que os dois tiveram... é pena, por em última análise foi isso que os manteve sempre unidos... não foi SÓ a loucura! Ainda que, essa "amiga" tenha ajudado um pouco!!!!!! ;)

contradicoes disse...

Amores inspiradores de arte nunca os vivi talvez exactamente por não ser artista. Mas que a combinação de Dali está perfeita mesmo aos olhos dum leigo como sou, disso não tenho dúvidas.

Me Hate disse...

Mas e não é isso mesmo que o amor faz? A composição que poderia ser a mais banal do mundo transforma-se na mente do artista e torna-se: arte, levada ao seu extremo mais perfeito!

xá-das-5 disse...

É o maior.
Depois há outro que é o Dali Lama.

Daniela Mann disse...

Era genial, sem dúvida!

Maria disse...

a barra tá pesada por aqui :S
nova versão: ódio fully charged!

besos ;)

FG disse...

Gosto do quadro ... mas eu apesar de não ser conhecedora, costumo gostar dos quadros de Dali, vejo sentido e sentimento neles ...

Recordo-me de uma foto dos dois em que se um ligação plena entre eles.

Me Hate disse...

Xá: Falamos nós de coisas elevadas para depois tu vires e provocares com Lama... não percebo...

Vá: Dalai, dalai, a mão à palmatoria!!!!!!

Me Hate disse...

Dani: genial até na loucura não é?

Me Hate disse...

Maria: I´ve just met a girl named Maria... Uma Maria para ti, uma Maria para mim...

Estarás tão drogada quanto eu???? É que neste post não há mesmo ódio por ali... este blog já te baralhou as ideias, ai já, já...

Me Hate disse...

FG, o tipo mesmo sem pintar estava unido a ela da forma mais sublime e bela por isso... tudo o resto... são pormenores artisticos!!!!!

xá-das-5 disse...

É o maior, mesmo qdo alguns "conhecedores" e "críticos" (esses seres superiores que nunca fizeram nada na vida) o tentam minorar.

É interessante acrescentar, para quem não conhece a obra deste pintor genial, que antes de ele se tornar conhecido "per se" era um génio que copiava na perfeição todos os pintores. Isso sim é difícil.

Me Hate disse...

A proposito desses ditos detractores e... pseudo criticos...

Ainda esta segunda falava eu com uma amiga (no meio de um - também - genial tinto) e falava-se acerca de um programa no qual dois estudiosos deram a ser avaliado um quadro a criticos de renome. A experiência teinha um valor sociologico entre outros que para não te cansar ficará para "outras núpcias"...

O quadro não estava assinado e pedia-se-lhes para fazerem uma avaliação técnica e uma avaliação monetária do mesmo. Para termos a ideia pictorica presente acerca do mesmo, o quadro era um tanto parecido com um do Pollock no seu periodo de "action painting".

Na verdade todos, de uma forma mais ou menos eloquente falaram sobre a tinta que escorria formando traços harmoniosos que pareciam entrelaçar-se na superfície da tela, falaram da intenção do artista em colocar certos traços em certas situações, da técnica... ... ... Avaliando o mesmo entre 1 a 2 milhões de euros (mesmo sem assinatura, recordo).

A verdade é que o quadro tinha sido pintado há uns anos por um chimpazé que, juntamente com outros quadros, fazia parte da colecção de um zoológico. Carinhosamente, os seus tratadores apelidavam os quadros de "Explosão de cor I", "Explosão de cor II"... ... ... e eram prendas simbolicas que, aquele macho em cativeiro dava à femea, ocasionalmente em alturas da reprodução...

Na verdade a Arte é no fundo, o que de mais brutalmente belo temos dentro de nós.

Aquando dessa brutalidade bem dirigida, bem conseguida e expressada, alguns de nós (até por sinal, os irracionais) criam coisas que nos tocam das mais variadas formas...

Algumas obras de arte a mim enviam-me para uma especie de êxtase mudo...

A outros provoca um arrebatamento íntimo, um estado emocional incompreensivel, um dilatamento do campo de consciência, e depois, outros há, a quem a arte se imiscui no próprio estado da alma em que os sentidos se desprendem das coisas materiais e quase contemplam coisas sobrenaturais...

Os mais simples, diram que ficam encantados ou na melhor das hipoteses diram sentir um elevar do espirito...

A verdade é que a ARTE não deixa ninguém indiferente...

E só para não me alongar mais...

Arte é Arte não porque ma descrevem com sendo isto ou aquilo tecnicamente sublime mas porque a SINTO como tal e, porque, em última análise, me permite atingir Mundo para lá do vivido, do experiênciado, do real!

E, já agora, desculpa lá a séca...

PCS disse...

Oh me hate: com um "genial tinto" ou sem ele aparece lá para te alongares mais;) Gostei do texto acima. No fundo a ARTE é isto:
_________________________________________________________________________________________________________
(uma continuidade)

Me Hate disse...

Pcs: Merci por compreenderes...

xá-das-5 disse...

Pois não sabia dessa experiência, mas conheço bem a arte feita por animais.
;)

Me Hate disse...

Não creio que será bem dessa que andamos a falar mas... ;)

gajo_pequeno disse...

O Dali é daqueles sujeitos que não é preciso perceber. A arte dele é simplesmente cativante, só pela imagem em si

Me Hate disse...

Concordo em absoluto!

sasa disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,a片,AV女優,聊天室,情色

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

李小龍Paul disse...

cool!i love it!AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,情色,日本a片,美女,成人圖片區

I LOVE YOU disse...

成人遊戲,免費成人影片,成人光碟,情色遊戲,情色a片,情色網,性愛自拍,美女寫真,亂倫,戀愛ING,免費視訊聊天,視訊聊天,成人短片,美女交友,美女遊戲,18禁,三級片,美女,成人圖片區,avdvd,色情遊戲,情色貼圖,女優,偷拍,情色視訊,愛情小說,85cc成人片,成人貼圖站,成人論壇,080聊天室,080苗栗人聊天室,免費a片,視訊美女,視訊做愛,免費視訊,伊莉討論區,sogo論壇,台灣論壇,plus論壇,維克斯論壇,情色論壇,性感影片,正妹,走光,色遊戲,情色自拍,kk俱樂部,好玩遊戲,免費遊戲,貼圖區,好玩遊戲區,中部人聊天室,情色視訊聊天室,聊天室ut,自拍,後宮電影院,85cc,免費影片,a片