quinta-feira, junho 28, 2007

Ódio turco!


Reza a história que foi num dia em tudo igual a este (talvez com um pouco mais de calor ainda) que a Imperatriz Teodora morreu em 548, com uns algo avançados, para a época, 48 anos...
Teodora, juntamente com o marido, Justiniano I, são santos da Igreja Católica Ortodoxa.
Teodora nasceu na mais baixa classe da sociedade bizantina, sendo filha de Acácio, um tratador de ursos do circo. Muitas informações desta primeira parte de sua vida vêm da História Secreta de Procópio, publicada postumamente. Críticos de Procópio (cujo trabalho revela um homem seriamente desiludido com seus governantes) têm diminuído o seu trabalho apelidando-o como exagerado e pornográfico, mas a verdade é que não têm sido capazes de desacreditar os factos que ele relatou.
Em 523 Teodora casou-se com Justiniano, o magister militum praesentalis em Constantinopla. Com a sua ascensão ao trono imperial romano 527 como Justiniano I, faz dela imperatriz consorte, e aparentemente torna-a parceira efectiva no exercício do poder. Isto provou ser uma sábia decisão.
Uma mulher de vontade férrea, que mostrou um notável talento para governar. Na Revolta de Nika ("Nika" porque a população gritava a palavra vitória: Nike, em grego) de 532, o seu conselho e liderença por uma forte (e militante) resposta provocou o fim do motim e provavelmente salvou o império... Mataram-se no entanto, numa só tarde para cima de 30,000 pessoas só no Hipodromo. Porém, um oficial de seu tempo, Joannes Laurentius Lydus, citou que ela era "superior em inteligência a qualquer homem".
Alguns estudiosos acreditam que Teodora foi em Bizâncio a primeira proponente - e, conforme Procópio, praticante - do aborto; ela convenceu também Justiniano I a mudar a lei que proibia os homens nobres de casar com mulher de classes mais baixas (como, aliás a própria).
Teodora também advogou os direitos das mulheres casadas a cometer o adultério, e os direitos das mulheres serem socialmente apoiadas, ajudando a que o avanço de protecções sobre as mesmas fosse cada vez uma maior realidade; foi também uma voz para prostitutas.
A dada altura também ajudou a mitigar a distância entre as diversas seitas cristãs que iam surgindo e que se tornavam cada vez mais expressivas no seu tempo, ela terá tido certamente um importante papel nos esforços de Justiniano I para reconciliar os monofisistas e a ortodoxia.

Em suma, Teodora foi "motor" essencial para elevar o status das mulheres acima do comum na parte Ocidental do império...
Ódios ao Nascente: desapõe os bois e foge sempre!

12 comentários:

Ninas disse...

Mulheres, somos o máximo! Adoro-nos :)

Thunderlady disse...

Ahaha! Ninas, tu é que és o máximo ;)

Ninas disse...

SOMOS O MÁXIMO!

ADORO-NOS!

Me Hate disse...

Nina: lamento mas vou ter de fazer uma pequenissima retificação à tua última afirmação: ALGUMAS de nós somos o máximo... Outras... NEM POR ISSO!

Me Hate disse...

Thunder: também cmo a char isso mesmo: ela é que deve ser o máximo!

princesinha urbana disse...

Algumas mulheres são, de facto, fantásticas! E essas é que devem inspirar-nos!

Ninas disse...

Pelo menos as presentes SÃO O MÁXIMO!!!!!!!!

VIVA!!!


para "ALGUMAS": SUAS VACAS!!!!!!!!!!!!!!!

:-)

faz tão bem gritar ...

Me Hate disse...

Princesinha: ... ... ... Algumas, só algumas!

Me Hate disse...

Ninas: Vacas assim de repente é mau! Qual de nós num mau dia já não o foi? A natureza humana... Oh a natureza humana!

Anónimo disse...

e q dizer da opinião do mulherio? são só pérolas de sabedoria. Neste ponto dou por mim a ter pena da hate. ela a querer lançar temas cultos e o pessoal a falar de bugalhos. Ó q pena

Me Hate disse...

É verdade... bando de mulheres! Raios!
Mas olhe ainda bem que nestes temas cultos também os comenta com imensa sabedoria!!! Um imenso obrigada!

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,