quarta-feira, maio 16, 2007

Ódio e fábulas...


Quem não se lembra dos "Contos da Mãe Gansa"?????
Coloco a pergunta de outra forma: quem não se recorda d`
A bela adormecida ("La Belle au Bois Dormant")
Chapeuzinho Vermelho ("Le Petit Chaperon Rouge")
O Barba Azul ("La Barbe-Bleue")
O Gato de Botas ("Le Maître Chat ou Le Chat Botté")
As Fadas ("Les Fées")
A Gata Borralheira ou Cinderela ("Cendrillon ou La Petit Pantoufle de Verre")
Henrique, o Topetudo ("Riquet à la Houppe")
O Pequeno Polegar ("Le Petit Poucet")
Pele de Asno ("Peau d'Âne")
Os Desejos Ridículos e
Grisélidis????????
Pois é, o seu autor Charles Perrault morreu num dia como o de hoje, as suas histórias continuam vivas, nem que seja à força de muitos avós preocupados!!!
Um pequeno "extra": o interessante é que o autor só já em idoso, é que resolveu registrar as histórias que ouvia quando criança de sua mãe para contá-las aos próprios filhos. E portanto, o livro, publicado em 11 de Janeiro de 1697, quando contava quase 70 anos.
Não há Ódio sem senão!

17 comentários:

Thunderlady disse...

Então é à mãe deste senhor que tenho que agradecer sempre que imaginei que me picava num fuso e ficava ali em estado comatoso à espera que o meu príncipe me beijasse, ein?? Ah! Ela ai ver!!!!

Me Hate disse...

Em estado comatoso estou eu daqui a pouco e não tive nenhum encontro imediato com fusos... horários!!!!!! ;)

xá-das-5 disse...

Mas não comprrendo... o homem yinha 70 anos qdo lia para os filhos??? helá, padeiro, padeiro, xô!

Me Hate disse...

Ca nojo!!!!!!!!!!!!!

Daniela Mann disse...

Li-os quase todos, um encanto!
Beijinhos :)

MAF disse...

Também os sei praticamente todos ;)
são marcos da nossa infância.será que as crianças hoje ainda ouvem estas histórias?

medusa disse...

ainda bem que teve essa luz...

Me Hate disse...

Dani: welcome back to the track!!!

Me Hate disse...

Maf: quem não conhece???? Um dia com tempo farei uma alusão à parte psicoterapeutica e projectiva que estes contos (e outros) têm na vivência interna das crianças... Ontem de facto não tive tempo!

Me Hate disse...

Medusa: confesso que a mim me leram histórias um pouco diferentes... Tenho uns pais um pouco "alucinados" e coisas de cinderelas e "afinses" não eram "bem vistas"... mais tarde, contudo, tive oportunidade de ler essas histórias à minha irmã (temos uma diferença de 9 anos) e também não o fiz porque achava muito mais giro inventar historias novas com vários pedaços de outras hist´rorias mais conhecidas... A minha irmã delirava!

Resumindo: só um pouco mais tarde do que o dito normal, é que conheci algumas dessas histórias a maioria por descrição breve mais do que por leitura...

Anónimo disse...

Um dia com tempo farei uma alusão à parte psicoterapeutica e projectiva que estes contos (e outros) têm na vivência interna das crianças... Ontem de facto não tive tempo!- era bastante interessante! e esse patchwork de historias infantis para contar aos irmaos mais novos tb é uma diversao para nos mais velhos...é uma forma de recriar em nos a nossa infancia. e esquecer um pouco este mundo caotico

Me Hate disse...

Anonimo... nem sempre o tempo existe por forma a que seja mais delicada, pensativa, investigadora de alguns dos posts que aqui coloco agora, verdade seja dita que, se "lanço alguma ideia para o ar" os leitores aqui do "burgo" também não têm de fazer apenas comentários rápidos e sem conteudo mais profundo(muitas vezes)...

A ideia base, está em lançar provocações e que se encontrem aqui na blogosfera, provocadores interessantes...

Lance a sua e depois então, falaremos... com mais tempo! Prometo!

Anónimo disse...

ñ me fiz entender...de facto o tempo é escasso, se o dia pudesse ser mais longo...comentei apenas q seria interessante. mas lançarei entao mais tarde uma ideia mais solida

Anónimo disse...

com mais conteudo.

Me Hate disse...

Assim é que se fala...

Anónimo disse...

em bom português;)

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,