quinta-feira, março 29, 2007

Ódio Orff...


Foi num dia como o de hoje que morreu Carl Orff...
Foi ao som de Carmina Burana que adormeci muitas noites da minha infância...
Nos braços de ambos os meus pais, numa altura em que a vida era muita mais simples...
Orff (Munique, 10 de Julho de 1895Munique, 29 de Março de 1982) foi um compositor alemão. Sendo um dos mais destacados compositores do século XX, a sua maior contribuição deve-se, contudo à sua influência na pedagogia da música, ao criar o instrumental Orff, um método de ensino musical baseado na percussão. Criou um centro de educação musical para crianças e leigos em 1925, no qual trabalhou até à data do seu falecimento.
Orff é sobretudo conhecido por Carmina Burana (1937), uma cantata encenada. É a primeira de uma trilogia entitulada Trionfi, que também inclui Catulli Carmina e Trionfo di Afrodite. Essas composições refletem o seu interesse pela poesia alemã medieval. É descrita pelo compositor como "a celebração de um triunfo do espírito humano pelo o balanço holístico e sexual". O trabalho foi baseado num verso erótico do século XIX de um manuscrito chamado Codex latinus monacensis, encontrado num mosteiro da Baviera em 1803 e escritos pelos goliardos. Apesar de moderno em algumas das suas composições, Orff soube capturar o espírito da era medieval na sua trilogia. Os poemas medievais foram escritos numa forma arcaica de alemão e latim.
Com o sucesso de Carmina Burana, Orff abandonou todos os seus trabalhos anteriores, excepto por Catulli Carmina e En trata, que foram reescritos até serem satisfatórios para Orff. Como facto histórico, Carmina Burana é provalmente a peça mais famosa da Alemanha nazista. Foi tão popular que Orff recebeu investimento em
Vienna para compor uma música para Sonho de uma Noite de Verão, com o intuito de substituir a música banida de Mendelssohn.
Nos círculos pedagógicos Orff é lembrado pela obra Schulwerk (1930-35). A sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não instruidas possam executá-la com facilidade. Ao longo de sua vida Orff trabalhou bastante com crianças, usando a música como uma ferramente educacional, tanto em termos de melodia como no que diz respeito ao ritmo, tratadas através de palavras.
As suas idéias foram desenvolvidas juntamente com
Gunild Keetman, numa nova abordagem para a educação de música para as crianças, conhecida como Orff Schulwerk. O termo Schulwerk em alemão significa tarefa (ou trabalho) escolar.
Guarda o Ódio de hoje que não precisas, que amanhã pode servir-te!