terça-feira, março 27, 2007

Ódio com muita velocidade...



Morreu num dia como o de hoje o Grande Ferdinand! O Porche! O próprio do criador da própria da bomba... melhor só mesmo o Sr. Ferrarri!
O Fred sempre se sentiu atraído pela nascente indústria automobilística, e Jakob Lohner seu compincha começou a construir automóveis em 1896 sob o comando de Ludwig Lohner no subúrbio vienense de Floridsdorf.
Como amigos, em 1898 criam o primeiro "Sistema Lohner-Porsche", uma carruagem movida por um motor de combustão interna e com um sistema de direção híbrido, composto de quatro motores elétricos montados nas rodas (que está aqui por cima da sua foto). Acabam por promover o carro na Exposição Universal de 1900 em Paris.
Em 1906 a Austro-Daimler olha e vê pela primeira o promissor Porche e recrutam-o como seu projectista chefe. O veículo mais famoso de Porsche na Austro-Daimler foi construído em 1910 e homenageava o então príncipe Heinrich, irmão do Kaiser Guilherme II. Alguns exemplares deste modelo aerodinâmico com motor de 85 HP (63 kW) chegaram aos três primeiros lugares, e o modelo tornou-se mais conhecido pelo apelido "Prince Henry" e não por seu nome original, "Modell 27/80".
Em 1918 deixa a Austro-Daimler após divergências sobre os rumos futuros no desenvolvimento dos automóveis... Quer ir mais além e na A.-D. já não havia mais como progredir...
Passa a trabalhar na Daimler Motoren Gesellschaft, em Stuttgart que mais tarde se funde com a Benz & Cie e criam a Daimler-Benz, e mais tarde ficam conhecidos como Mercedes-Benz. O conceito de Porsche sobre um automóvel Mercedes-Benz pequeno e de baixo peso, entretanto, não teve aceitação pela diretoria da Daimler-Benz.
Sai mais uma vez da empresa em 1929 e foi para a Steyr. No entanto, a Grande Depressão trouxe o colapso desta última e Porsche terminou desempregado.
É nessa altura que decide arriscar e em abril de 1931 Porsche funda sua própria empresa de consultoria, Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Konstruktionen und Beratungen für Motoren und Fahrzeugbau em Stuttgart, para onde entretanto retornou. A sua equipa de trabalho incluía o seu filho, Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche). O primeiro projecto desta equipa foi o desenho de um carro médio para a fabricante Wanderer. Logo surgiram outros... muitos outros...
Guarda o Ódio de hoje que não precisas, que amanhã pode servir-te!

14 comentários:

Thunderlady disse...

Olhe, e para acompanhar o elefante pode ser um Porshe. Mal passado, de tanque cheio, obrigada.

xá-das-5 disse...

Pois falta aqui alguma informação...
E, vendo o teu post abaixo, acho que essa informação faz falta.
Quem é que desenvolveu o carro do povo????
Sob que ordens e com que dinheiro?????

Pois...

Me Hate disse...

Thunder: O minha senhora é que é já a seguir!!!!!

Oh Xá, eu sei que a VW também foi desenvolvida pelo "jove" Porche mas o post depois ficaria muito grande... e há que procurar a info também... não sei...

xá-das-5 disse...

uma info tem que ser completa.
E esqueceste-te da parte mais importante da vida dele, que foi estar sob um subjugo e ter depois dinheiro para fazerr a sua mítica griffe.
Desculpa, mas neste caso tem que se dar toda a info.

Me Hate disse...

Não sou prof...
Para isso estão cá os outros e... para mais, estão cá vós: rapaziada que frequenta o blog!

xá-das-5 disse...

discordo.
Há razões que me levam a nunca comprar uma Porscheta.
Aliás, porque são bimbos.
E depois, quem tem dinheiro para comprar uma Porscheta, também o tem para comprar um carro a sério.

Para mim um carro a sério é aquele que eu vi destruírem numa sequência do último James 007). Que grande filme, o melhor dos Bons até hoje. Mas o que fazem com o DBS.... não é possível. Deviam ter ido para a prisão.

Me Hate disse...

Por fim: Concordo! É um Ferrarri para a mesa 2 fazfavore! ;)

xá-das-5 disse...

Logicamente que a primeira razão que mencionei é o passado obscuro...

Me Hate disse...

Relacionado do o III Reich sim eu sei!

xá-das-5 disse...

Não, um ferrari só mesmo na F1.
O DBS é mais uma criação da Aston Martin.

Me Hate disse...

Porra! Que tu és de facto, do caramba!
Pronto tá bem, já tou a perceber... mas se puderes arranjar um Ferrari aqui para estes lados também não me chateava nada!!!!!!!

xá-das-5 disse...

Mesmo ao pé do teu estaminé, vive um amigo meu. Tem um na garagem. É só pedir para dares uma voltinha.

Me Hate disse...

Onde? Onde?

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,