quarta-feira, março 21, 2007

Ódio ao Luca, con due "c" come venne spesso chiamato!


Morreu num dia como o de hoje Andrea Luca Lucchesi.
Reconhecido (pelo menos por estes lados) compositor italiano da era clássica mas sobretudo organista notável.
Aos 15 anos já era reconhecido pelo seu génio e parte para Veneza tendo como patrono Morosini que acabou por lhe proporcionar estudos com musicos tão conhecidos como Baldassare Galuppi.
Compõe entre outros, a opera muito conhecida (de novo: pelo menos aqui deste lado) L'isola della fortuna que, inclusivé interpreta em Viena e em Lisboa.
Aquando da sua estada em Bona casa com Anthonetta Josepha d'Anthoin e adquire cidadania. Nessa altura torna-se também Kapellmeister da Catedral de Bona após a morte de Ludwig van Beethoven senior. E por essa altura torna-se também professor de Beethoven, o junior (o mais conhecido, portanto), apesar deste nunca o reconhecer enquanto professor.
Ainda assim, Lucchesi, não sendo um homem menor, é ao muito novo Beethoven que dá a honra de lhe suceder como Kapellmeister.
Há Ódio e ódio, há ir e voltar!

9 comentários:

Rita Inácio disse...

organista?

Me Hate disse...

É o que a sua biografia dizia...

Rita Inácio disse...

Achava que era pianista e maestro, para além de compositor e professor,... mas pronto, talvez esteja enganada!

Me Hate disse...

Rita: Não Rita! De todo! Está invariávelmente certa!
Erro meu na escolha das palavras... mais um dos meus muitos defeitos: não saber português!!!!!

xá-das-5 disse...

Um organista não é um fulano que se dedica à transplantação de orgãos?
;)
É sexta-feira...

Me Hate disse...

Não! É uma pessoa que toca orgão e como tal, a expressão não está completamente errada!!!!!
Esses dos transplantes são mesmo cirurgiões!
Vai mas é divertir-te porque já é mesmo é sábado!

xá-das-5 disse...

ops, fui! e já voltei.
Isto da net ou mundo virtual é muito engraçado...

Me Hate disse...

Then: welcome back! ;)

somebody disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,